terça-feira, abril 29, 2003

Galera, que coisa.... parece que ninguém tá incomodado demais com coisa alguma. Bom, é compreensível. Afinal, o dólar tá caindo, a gasolina deve acompanhar o movimento, as importantes reformas estruturais serão apresentadas ao congresso ainda neste semestre, o superávit engorda a olhos vistos, meu time apanha tanto que nem acompanho mais. Ou talvez seja a ressaca da guerra, que saiu do grande destaque da mídia, após esta ter feito seu papel de apaziguar os ânimos mais exaltados de quem protestava e ter conseguido a complacência e, em alguns casos, até a simpatia para com a dupla de atacantes Bush & Blair.
Talvez tenha sido um mau momento para o lançamento deste blog...

Mas, meus amigos, a queda livre do dólar revela outro lado da questão: os exportadores do setor agro-pecuário estão alarmados, porque dependem do câmbio. Porque não têm o amparo de uma política que mantenha saudável sua atividade. Porque a população brasileira não tem dinheiro para comprar seus produtos. Porque se consome muito mais do que o necessário, mas se produz ainda mais, e ainda tudo se concentra em poucas mãos. A gasolina mais barata deve provocar um ligeiro relaxamento na atitude de poupança da galera - e com isso, mais divisas se esvaindo pelo ralo das grandes corporações multinacionais, e mais poluição no nosso triste ar de outono, e mais engarrafamentos no dia-a-dia e na saída para as viagens, e mais stress e violência no trânsito. Já as reformas são necessárias e a pressa também, mas a coisa tá sendo bem feita? Alguém tá acompanhando isso? Os grandes sugadores do nosso potencial de geração de riqueza serão extirpados dos vasos sangüíneos da máquina administrativa, também tão merecedora de uma reforma completa?

E os dois peronistas disputando o segundo turno das presidenciais na Argentina? Será que essa eleição em nada nos afeta? E quem é o novo presidente do Paraguai? Novo numas, porque continua sendo o mesmo partido no poder a mais de 50 anos. Será que serão bons companheiros de luta, junto a formação da Alca e na abertura de novos mercados, contra o poderio financeiro e insitucional dos Estados Unidos?

E a fome e a deseducação da criançada brasileira? E a fome do sertanejo nordestino? E a exploração desequilibrada das nossas águas doces e salgadas, de nossas florestas equatoriais e tropicais? Tudo isso continua incomodando, enquanto a guerra vai terminando e deixando novos flancos de exploração para a sanha imperialista e expansionista dos Estados Unidos e da Inglaterra...

E a Marta e nossa desvairada capital financeira do pais? Poluição, violência, transportes decadentes, SUS, educação fundamental, tá tudo aí, na mesma que antes da guerra... tava bom, por acaso, pra deixar como estava?

Fora as relações des-humanas, cada vez mais baseadas em interesses mesquinhos ou superficialidades a título de manter um tecido social que já não passa da mais tosca juta de saco de farinha...

Nenhum comentário: