terça-feira, outubro 14, 2003

Operações básicas

No CD Domínio Público da Caboclada, a 13a. faixa é um remix de outra faixa do disco. Após alguns minutos, silencia e fica assim por algo perto de 10 minutos, quando volta com uma canção cuja letra e autoria não estão expressos no disco... mas que diz, em seu refrão "Vamos somar, vamos multiplicar, para dividir, para não subtrair / vamos somar, vamos multiplicar, para diminuir, para não subtrair". Gostei muito. Neste momento, eu estava lendo As Conexões Ocultas, do Fritjof Capra, e no fim do quarto capítulo, dedicado às organizações empresariais e à microeconomia, ele diz:
"A enorme carga de trabalho dos executivos atuais é uma das conseqüências diretas do conflito entre o tempo biológico e o tempo dos computadores. O trabalho deles está cada vez mais computadorizado; e, à medida que a tecnologia dos computadores progride, esas máquinas trabalham cada vez mais rápido e assim economizam cada vez mais tempo. A questão de saber o que fazer com o tempo que sobra se torna uma questão de valores. O tempo pode ser distribuído entre os indivíduos que compõem a organização - criando-se um tempo para que elas reflitam, organizem-se, façam contatos e reúnam-se para conversas informais - ou pode ser subtraído da organização e transformado em mais lucro para os acionistas e executivos de primeiríssimo escalão - obrigando-se as pessoas a trabalhar mais e, assim, aumentar a produtividade da empresa."

Devo acrescentar que ele acabara de analisar o tempo de refletir como um aspecto essencial da natureza humana - o que a diferencia do resto do mundo natural; a organização e o estabelecimento de contatos como um aspecto essencial de toda a natureza; e as conversas informais como as sementes da comunidades de prática, um conceito de organização subjacente às organizações formais e responsável, em grande medida, pelo equilíbrio dinâmico e pelo avanço destas últimas. Ou seja, aspectos que merecem tempo, caso a organização não pretenda se estagnar e quebrar tal qual uma ponte construída rígida num vale com ventos fortes.

Agradável coincidência numa noite fria de terça-feira intoxicada por um exagero de cogumelos mal cozidos de ontem.

Nenhum comentário: