quinta-feira, outubro 02, 2003

O Desafio de Carol

Primeiro, desculpe a pretensão de supor suas intenções não reveladas, Carol. Essa ilusão por mim criada serve de gancho para eu poder elocubrar...

Desde que começou a escrever no Brioco, Carol nos coloca de maneiras bastante simples uma questão que remonta à origem desta lista. Como todos os sábios, ela não tem todas as respostas, mas sabe formular as perguntas certas. Ela pergunta sempre "o porquê".

Por que levantar esses problemas? Por que discutir essas "coisas tristes"? Por que sermos hipócritas se todos gostamos de viver bem, amamos nossos luxos, mordomias e dinheiro? Porque se preocupar com a pobreza, a impunidade, a injustiça social, as guerras, etc., etc., se nada muda, nunca, e nem vai mudar, não importa o que façamos? Pra que discutir? Pra que encher a nossa cabeça com (mais) problemas, sendo que é bom, traz prazer e alívio, extravasar bebendo, cantando, dançando e se soltando, deixando ir embora as minhocas já existentes em nossas cabeças, ao invés de criarmos oportunidades estúpidas de nos abastecermos com novas minhocas, nossas e dos outros...

Carol nos provoca. Com veia de artista da comunicação que é, simula alguém que não liga pra nada, só pra ver o circo pegar fogo. Na sua simulação, mostra um mundo de pessoas reais que nos cercam. Aquelas pessoas que não permitem que a dor os toque, que a consciência os chame, aquelas pessoas que se alienam em seus mundos perfeitos. Aquelas pessoas a quem gostaríamos de dizer assim: "Acorda!!!!"... E talvez essa pessoa esteja muito próxima. Não, não estou falando do vizinho que leva o poodle pra passear e vê faustão e fantástico no domingo, nem daquele crente do seu trabalho, para quem Deus e Jesus são solução pra tudo, nem de ninguém em especial... mas talvez eu esteja falando de nós, Briocos bem estudados e vividos, que xingamos, reclamamos, nos criticamos, mas simplesmente não saímos dessa. Criar algo novo, para nós é pouco mais do que fazer um blog, que não é nada... e nada é muito pouco.

O que fazer? Não sei, somos + ou - 30, não me peçam pra representá-los...

Talvez o uníco mérito dessa lista seja manter ativa algumas discussões, bem como as mentes que as conduzem. Não sei, às vezes acho isso bem pouco, como já disse. Outras vezes acho que é um caminho, ao menos, de não nos acomodarmos por completo, mantendo a capacidade crítica de nossos cérebros, já que os corpos pouco se movem.

Nenhum comentário: