terça-feira, setembro 30, 2003

Magoa

Por quanto tempo alguém consegue carregar uma mágoa? Parece incrível, mas aparentemente é possível se manter magoado durante uma vida inteira. E deve ser mesmo possivel, afinal, para que perdoar alguém que lhe causou uma ferida? Lembrar da pessoa dói, lembrar da ferida sendo feita dói, olhar a cicatriz que foi um dia uma ferida aberta causada por alguém, isso dói.

Me pergunto se seria cristão demais dizer que a dor deveria servir para algo, tipo crescimento. E me pergunto se não seria cristão de menos deixar de perdoar. Ou pelo menos ter uma medida que diferenciasse as mágoas banais das mágoas profundas... mas... cada indivíduo é um. Eu tolero por a mão no fogo por 2 segundos, alguma outra pessoa agüenta 4 segundos, alguns fenômenos podem chegar a 8 segundos. Ninguém sente igual. Se eu puxar seu cabelo e se você puxar o meu, quem sentirá mais dor?

Então eu chego a conclusão de que as guerras são justificáveis, pois todas as mágoas são justificáveis. Palestinos e Israelenses, EUA e resto do mundo, todos têm seus motivos, todos sabem onde o calo aperta. E assim, acabamos com o mundo...

Somos estúpidos, brutos. Nos falta lapidação. Nossas emoções têm que ser intensas para que possamos perceber algo, pois não somos sutis, e não percebemos sutilezas. Gritar um jogo de futebol é necessário. Rasgar a garganta é necessário. Mostrar o ímpeto é necessário.

Ou será que tem outra forma?

Nenhum comentário: