sexta-feira, junho 04, 2004

Máfia pode, Conspiração não

Acredito que todos saibam que existem "Máfias" e "Cartéis". Pegando as definições  pelo Aurélio:

 

Máfia:

S. f.
1. Sociedade secreta, fundada na Itália no séc. XIX para garantir a segurança pública, e posteriormente acusada de participação em numerosos crimes.
2.P. ext. Grupo criminoso bem organizado.

 

Cartel

[Do al. Kartell.]
S. m. Econ.
1. Acordo entre empresas independentes para atuação coordenada, esp. no sentido de restringir a concorrência e elevar preços. [Cf. coalizão (3). Pl.: cartéis.]

 É interessante notar que existem verbetes no dicionário que definem grupos que conspiram em benefício próprio, no entanto, existe muita resistência em se aceitar teorias baseadas no fato de que existem pessoas que conspiram em prol de alguma causa. Vamos ao Aurélio novamente:

Conspiração

[Do lat. conspiratione.]
S. f.
1. Ato ou efeito de conspirar; maquinação, trama.
2. Conluio secreto. [Sin. (nas acepç. 1 e 2): conspirata.]

 

Admitimos que empresas conspirem para elevar preços, que criminosos conspirem para vender drogas e lavar dinheiro, admitimos "máfias" que nascem em sindicatos e no governo - mas quando alguém defende a idéia de que os interesses desses grupos possam criar estratégias de convencimento em massa do público, dizemos que esse alguém acredita em "teorias da conspiração"...

 

O senso comum de que "teorias da conspiração" = "mentiras" foi tão fortemente difundido, que hoje é impossível alguém honestamente duvidar dos "fatos históricos" sem ser chamado de louco. Engraçado que a arqueologia pode revisitar a si própria o tempo todo, sempre descobrindo um "elo perdido" mais antigo, uma cidadela mais evoluída do que se imaginava possível para a época... Engraçado que hoje se sabe (documentalmente) que os EUA, um dos principais alvos dessas "Teorias da Conspiração", criaram as ditaduras latino-americanas das décadas de 60-70 e que a CIA age mundialmente defendendo os interesses americanos... Engraçado que um site como o http://www.deolhonamidia.org.br/  pode ser criado para defesa dos interesses de Israel na mídia mundial, um verdadeiro censor que verifica e define termos e intenções - e nós (eu e alguns, não me refiro a todos os briocos, por favor) não podemos cogitar a hipótese de alguma verdade dentro das chamadas "teorias da conspiração". 

 

O mais curioso é que sempre que nos referimos ao "Senso Comum" queremos dizer  “pessoas com pouca instrução influenciada pela mídia"...  Porém, todos estamos sujeitos.

E isso é "fato", e não mera "teoria".  

Nenhum comentário: