quarta-feira, junho 02, 2004

Poder

Desafios intelectuais são coisas que me agradam muito. Mas quantos desses desafios nascem para melhorar a vida do homem, e quantos não são criados apenas pela auras de poder em torno de pessoas? Discuti muito com meu pai o poder do poder. Ele dizia, quando morávamos juntos, que as pessoas poderosas se cercavam de outros, e que o interesse era a origem de todas as amizades. Eu, adolescente, questionava e discordava veementemente. Porém, não são os poderes que nos movem? Não são pessoas poderosas que se cercam de pessoas interessadas em poder?

 

Não falo somente do poder "dinheiro", ou "fama". Poder tem a ver com a moeda em questão, tem a ver com influência e trânsito. Um professor tem conhecimento da matéria específica que leciona, mas tem também vivência acadêmica que pode levar um aluno interessado a uma carreira acadêmica promissora ou a um bom emprego. Ele tem poder porque sabe o caminho das pedras. Assim como um guia turístico em uma cidade que você não conhece, que pode te levar a módicos mercados ou caros restaurantes. Poder tem o amigo que é mais político, para o tímido. Poder tem a moça bela, que consegue tudo em troca da promessa inconsciente (muitas vezes não cumprida) de sexo. Poder tem quem renuncia e quem se martiriza em prol de ideais, como padres e santos. Poder têm aqueles que servem sopa uma vez por ano debaixo do viaduto. Poder tem o dono da bola, que só deixa você jogar se ele ditar as regras.

 

Eu vejo pessoas em torno de idéias, fomentando-as e vendendo-as como se fossem raridades, quando qualquer criança sabe se têm conteúdo verdadeiro ou não. E vejo pessoas com o poder de esvaziar as idéias dos outros, menosprezando valores para enaltecimento de suas próprias iniciativas. Perceber isso dói, mas se perceber jogando esse jogo dói mais ainda.

Nenhum comentário: