segunda-feira, agosto 25, 2003

Por que as coisas acabam?

A pergunta é infantil, eu sei. Por isso, deve ser uma boa pergunta. Eu, ao menos, nunca consegui responder isso a contento. Já rompi com muitas pessoas, já deixei de ver amigos de infância, turmas inteiras do colégio,do ginásio, da faculdade, namoradas que não viraram amigas e de quem eu pouco ou nada sei - pessoas que tveram relevãncia e hoje significam uma memória.

Já ouvi falar que nós nos metemos em determinadas situações com determinadas pessoas porque precisamos disso para crescer. Sou meio contra essa visão utilitarista, mas o fato é que ela parece ser algo verdadeira. OU não sabemos o que fazer com certos constrangimentos que a vida nos faz passar e definimos que é mais fácil "matar" aquela pessoa do que tentar renovar a relação, mesmo que isso signifique partir do amor para a amizade ou da amizade para um nivel acima de intimidade e compreensão das necessidades do outro.

Só pra citar outra visão infantil (maturidade e frieza são coisas que andam de mãos dadas, daia dificuldade que muitos têm de se entregar e brincar com crianças, como as crianças), lembro-me de Fernão Capelo Gaivota, que pegava caronas em aves e afins para visitar alguém que aniversariava, e os bichos sempre o inqueriam sobre termos como "longe" (se vc gosta de alguém, você já está do lado desta pessoa), entre outros. Me pergunto se deixarei de querer bem um amigo que o tempo cuidou de levar pra longe, ou mesmo que desentendimentos tenham resultado no afastamento.

O que significam nossas relações? E quando elas se quebram, o que fazemos com tal significado? Um significado necessita de um significante (algo que signifique). OU não mais precisamos daquele significado, e não faz sentido mantermos em nossa mente alguém que significa algo que não queremos na nossa vida - este raciocínio estaria perfeito, se não fosse tão determinista... afinal, impede alguém que significa algo de poder mudar.

Nenhum comentário: