quinta-feira, junho 05, 2003

Lembro-me de uma das primeiras coceiras, quando ainda nem tínhamos uma lista de discussão, apenas um email inicial e várias respostas com cópias para todo mundo. Falava sobre as recomendações de um delegado para diminuirmos o risco de assalto em semáforos de trânsito. Minha indignação foi o tolhimento da liberdade de ir e vir.
Hoje recebi um email sobre uma "nova modalidade de assalto", e recebi duas vezes:
"Você e seus amigos estão num bar, batendo papo, tomando uma cervejinha e se divertindo. De repente, chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placas tal, estacionado na rua, solicitando que o(a) mesmo(a) dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro. Você, bastante solícito(a), vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e mais pertences. E ainda tem sorte se não levar um tiro.Numa mesma noite o resgate da Polícia Militar atendeu três pessoas baleadas, todas envolvendo a mesma história. Repasse esta notícia para alertar seus amigos...não custa nada prevenir."
Bom, desta vez temos o abuso à boa vontade e, ainda, continuamos com a ineficácia do policiamento - que, de passagem, não é culpa exclusiva das instituições responsáveis, polícias e governos, mas também de toda uma estrrutura social que já não se suporta mais. Mas o mais importante é que se cada um de nós lembrar da velha máxima de não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem consigo, nós nunca estacionaremos nossos veículos de maneira a bloquear garagens ou impossibilitar as manobras de quem já está estacionado.

Nenhum comentário: