sexta-feira, junho 06, 2003

O futuro não é mais como era antigamente. Antigamente eu ahava que a vida começava aos 21, que com 21 eu seria perfeito de mente, de corpo, de grana, que eu seria menos reticiente, teria mais atitude, teria mais certezas. E eu tinha certeza de que seria dessa forma. Com o tempo, fui percebendo que minhas incertezas foram crescendo, crescendo... Entropia pura!!!! Acho que é isso que os adultos da minha infância teimavam chamar de sabedoria. Sabedoria é você ter vivenciado coisas demais e ter tentado tirar algumas conclusões dessas vivências. Sabedoria é perceber que a maioria das vivências devem ter sido inúteis, mas tinham que ser vividas por algum motivo, talvez simplesmente porque é assim que os seres vivos fazem - eles vivem.

Eu olho para meus pais, olho para meus avós e vejo a inexorável velhice ir se apoderando, pouco a pouco, de cada um. A velhice não se apodera só dos velhos, a velhice é o termo que usamos pra definir o tempo que está teoricamente mais próximo do final, mas no fundo é tudo tempo, é x vidas a menos no videogame... e a conclusão que tiro, olhando as vidas dos velhos próximos a mim continua sendo a mesma: estamos num barco, numa corredeira que não para, não seca nem congela. Podemos pescar durante o caminho, podemos por a mão na água, podemos desviar das pedras ou podemos não fazer nada.

Nenhum comentário: